Atividade do comércio de móveis cresce em fevereiro, aponta Serasa Experian

Dados do Serasa Experian mostram que depois de meses em retração, vendas do setor de móveis, eletrônicos e informática começam a reagir

Publicado em 11/03 | 15:30 |Por: Paulinne Giffhorn

O movimento dos consumidores nas lojas de móveis, eletrônicos e informática apresentou um singelo progresso em relação aos dois últimos meses, segundo os dados apresentados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em fevereiro de 2017, o segmento cresceu 0,1% comparado ao recuo de 2,2% em janeiro e de 3,3% em dezembro de 2016.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o movimento no setor apresentou saldo negativo de -12,5%. Já na comparação com o primeiro bimestre de 2016, o segmento varejista de móveis, eletroeletrônicos e informática recuou 11,9%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, depois do tombo de janeiro no setor varejista geral (queda de 2,1%), houve certa reação do varejo em fevereiro. Porém, a reação não foi suficiente para conseguir compensar integralmente o recuo do primeiro mês do ano. Apesar dos impactos benéficos da queda da inflação sobre alguns segmentos varejistas (como os supermercados), fatores como a alta do desemprego ainda pesam negativamente sobre uma recuperação mais significativa do varejo.

Apesar da retomada, a movimentação ainda é 12,5% menor do que a obtida em fevereiro de 2016

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial. Todos os dados do Indicador estão disponíveis aqui.

(com informações da assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook